
Clínica Elasa Psicologia
e
EQUILÍBRIO
Ligue : (11) 95121-2004 (tim)

valor. cuidados de qualidade. conveniência.
Atendimentos
Se você estiver com algum problema que esteja afetando o seu convivio social, seu ambiente de trabalho, sua relação amorosa ou se simplesmente precisar de mais autoconhecimento e atendimento psicológico em geral sem espera, somos quem você procura. Estamos preparados para prestar assistência a urgências, assim como doenças rotineiras e serviços psicológicos gerais.
Fique tranquilo - somos comprometidos à excelência quando se trata do nível de assistência oferecida.
Avaliação psicológica

Independentemente dos objectivos específicos de cada avaliação psicológica, este tipo de procedimento visa, sobretudo, elaborar um diagnóstico compreensivo e prognóstico do estado geral da pessoa, assim como solicitar a intervenção psicoterapêutica, quando assim se justifica. Através do psicodiagnóstico procura-se aceder à estrutura e funcionamento da pessoa nas várias dimensões psicológicas, nomeadamente: cognitiva/intelectual, emocional/dinâmica afectiva e relacional É um processo que procura identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. De uma forma geral, a avaliação psicológica opera-se em dois momentos, ou seja, a entrevista clínica e o exame do estado geral da pessoa, habitualmente com recurso a instrumentos psicológicos.
A avaliação psicológica é muitas vezes solicitada para:
- Processos de reforma (certificação de incapacidades),
- Tribunal
- Escola
- Contexto laboral
-Esclarecimento de diagnóstico médico, etc.
Psicoterapia familiar
A Terapia Familiar tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros. Além disso, a terapia familiar pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. Muitas vezes, a dependência química, o alcoolismo ou depressão de um dos mebros da familia é o evento que traz o despertar para o fato de que as relações familiares carecem de alguma intervenção. Não que esses eventos tenham como causa única a disfunção relacional familiar, isto é, a degradação nas relações entre os membros da família, mas é consenso que, a família contribui tanto para a produção dos comportamentos-problema de um membro, quanto para a solução desses comportamentos-problema, estimula o entendimento das causas dos problemas e desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal por considerar tais atitudes importantes para que a família e indivíduos possam deixar o consultório com a habilidade de resolver suas próprias dificuldades no futuro.

Psicoterapia individual

O Acompanhamento Psicológico /Psicoterapêutico possui características específicas de acordo com a população e faixa etária a que se destina.
O acompanhamento terapêutico corresponde a um encontro com uma pessoa que não necessariamente apresenta uma patologia ou um sofrimento, mas que as vezes procura resolver um problema específico com ajuda do psicólogo, na medida em que sente que não o pode fazer sozinho, ou busca mais autoconhecimento. Constitui-se uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e optimizar os seus recursos pessoais em termos de auto-conhecimento, auto-ajuda e autonomia. A finalidade principal é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e com os problemas com que a pessoa se depara. Este processo envolve a construção de uma aliança, na qual o psicólogo com a sua disponibilidade interior concede tempo e liberdade para que a pessoa explore os seus pensamentos e sentimentos, numa atmosfera de confiança, respeito e neutralidade. Para atingir este objectivo, o psicólogo coloca na relação, a escuta clínica, a empatia e a reflexão, tentando compreender a pessoa e a situação em que se encontra para ajuda-la a ultrapassar as suas dificuldades.
Sendo assim, podemos dizer que a Psicoterapia é um processo privilegiado de crescimento humano, pois aqui aprende a reservar um tempo e um espaço para ouvir os seus próprios pensamentos, para prestar atenção aos seus sentimentos, ao seu ambiente. Revê a sua visão de mundo, as suas crenças, aprendendo, desta forma, a relacionar-se consigo próprio, com os outros e com a vida, procurando ser mais feliz.
Psicoterapia em grupo

A psicoterapia grupal é uma prática que visa trabalhar tanto os conflitos de natureza pessoal quanto os interpessoais. Os membros de uma psicoterapia grupal se beneficiam trabalhando através de um conjunto de questões pessoais. Muitos indivíduos começam o processo com o pensamento de que são únicos em uma sitação problema, que somente eles têm dificuldades e sentimentos de inadequação.
Após ouvir depoimentos de outros participantes, muitos revelam sentir alívio por perceber que não estão sós, que outras pessoam também compartilham os mesmos dilemas e mazelas. Em um ambiente confidencial, compartilhar o problema alivia a carga emocional e o sofrimento. O espaço terapêutico oferece ao indivíduo a oportunidade de dar e receber apoio no que se refere às preocupações, perturbaçoes, aflições... que afetam sua vida. Durante o processo grupal os membros vão adquirindo confiança naquele espaço: envolvem-se trocando experiências. Gradativamente o processo favorece uma nova percepção de si mesmo e dos colegas. Pode com isso confrontar a imagem que tem de si mesmo com aquela que os outros têm. Esse processo possibilita transformações nas relações interpessoais e ampliação da capacidade de socialização.
Orientação vocacional

A Orientação Vocacional o conduzirá levando-o a descobrir o que realmente o interessa, e o que vai atender suas expectativas atuais e futuras, tanto profissionais como pessoais. Neste processo você será levado a se descobrir, através de questionamentos, a de qual é a sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades. Além de ser estimulado a responder algumas questões como: O que quer para o futuro? Como se vê daqui a 5, 10 anos? Qual estilo de vida quer levar? Quais as expectativas perante o mundo? Qual a importância que quer ter na sociedade?
entrará em um processo de alto conhecimento, e será levado a descobrir o que realmente interessa, o que desperta sua curiosidade, ou seja, aquilo que lhe dará o prazer de realizar.
O psicólogo não dará respostas, mas fará através de perguntas com que você encontre dentro de si respostas para os questionamentos apresentados.
Você entrará em um processo de evolução contínua, e além de estar desenvolvido para se especializar na profissão a qual escolher, e também terá adquirido técnicas e ferramentas para se desenvolver como profissional ao longo de sua carreira.
A orientação vocacional se destina a jovens da 8ª série do ensino fundamental, do ensino médio ou que já o tenham terminado. Vestibulandos e universitários dos primeiros anos que querem repensar sua escolha profissional. Adultos de qualquer idade que querem encontrar uma nova possibilidade profissional.